FAO celebra diversidade nutricional dos alimentos com cinco livros de receitas

  • A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) consultou cozinheiros, chefs e famílias de diferentes países para montar alguns livros de receitas fascinantes e úteis. Eles foram projetados não apenas para celebrar a culinária local, mas também para reconhecer o valor nutritivo das refeições tradicionais consumidas em todo o mundo.
  • A má alimentação e as doenças são algumas das principais causas da desnutrição, portanto, promover receitas sustentáveis e saudáveis é a chave para ajudar as famílias a fazerem escolhas alimentares bem informadas.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) consultou cozinheiros, chefs e famílias de diferentes países para montar alguns livros de receitas fascinantes e úteis. Eles foram projetados não apenas para celebrar a culinária local, mas também para reconhecer o valor nutritivo das refeições tradicionais consumidas em todo o mundo. A má alimentação e as doenças são algumas das principais causas da desnutrição, portanto, promover receitas sustentáveis e saudáveis é a chave para ajudar as famílias a fazerem escolhas alimentares bem informadas.

Conheça cinco livros de receitas da FAO que certamente o inspirarão:

Um gostinho do Quênia

O livro “Kenyan Food Recipes” (Receitas de comidas quenianas, na tradução livre para o português) te convida a um tour pelos melhores pratos do país, levando em consideração os diversos estilos de vida, culturas e tradições alimentares de suas várias comunidades. As famílias no Quênia não costumam usar receitas definidas e mensuráveis, o que pode levar à ingestão incorreta de nutrientes e torna muito mais difícil estimar a nutrição da população como um todo. É por isso que a FAO produziu um livro de receitas para documentar receitas comuns, detalhando ingredientes, métodos de preparo e tamanho das porções: para disseminar esse conhecimento local e melhorar a nutrição da comunidade. Com um total de 142 receitas mistas de Uji wa Muhogo, um mingau de mandioca, ao Inghokho, um prato de frango cozido, há opção para agradar ao paladar de todos. Por que não dar uma chance?

Sabores da América Latina e do Caribe

Repleto de receitas incríveis, o livro “Health, Knowledge and Flavours” (Saúde, Conhecimento e Sabores, na tradução livre para o português) apresenta uma seleção de receitas de diferentes países da América Latina e do Caribe. Tradicionalmente preparados por mulheres, os pratos apresentados neste livro refletem seu incrível conhecimento da comida local e seu valor nutricional. O livro de receitas também serve para reconhecer a contribuição e o impacto das mulheres na nutrição doméstica.

Agora você pode aprender com a experiência delas – o livro traz receitas tradicionais de El Salvador a Santa Lúcia, do Paraguai ao Peru, com guloseimas doces como bolo de alfarroba e banana ou pratos principais como truta com creme feito de feijão tarwi (um tipo de feijão branco).

Receitas da montanha

As montanhas são o lar de uma variedade de alimentos – de batatas e quinoa a cogumelos – geralmente produzidos em encostas íngremes em climas adversos. No livro “Mountain recipes: Cooks in high places” (Receitas da montanha: cozinheiros nas alturas, na tradução livre para o português) apresentamos as 30 melhores receitas do concurso do Dia Internacional da Montanha 2019, organizado pela FAO e o Secretariado de Parcerias de Montanha para ajudar a promover os produtos da montanha e seu valor nutritivo. Mais de 70 inscrições foram recebidas de 27 países. O vencedor foi Ashmita Lama, cuja receita de Kwati, um prato clássico da montanha do Nepal comido durante celebrações, é apresentada neste livro. Este prato tradicional é feito de feijão Jumla, uma comida indígena ligada à cultura e religião do Vale do Sinja, de onde vem Ashmita. O feijão Jumla leva o selo Mountain Partnership Products (selo de qualidade para produtos de montanha), que conta a história do produto e do produtor e trabalha para aumentar a renda dos agricultores em regiões montanhosas remotas.

Banquete com leguminosas

De lentilhas a grão-de-bico, e de feijão borlotti a feijão fradinho, as leguminosas estão disponíveis em quantidade, variedade e são muito nutritivas! The Pulses: nutritious seeds for a sustainable future (Leguminosas: sementes nutritivas para um futuro sustentável, na tradução livre para o português), é um livro com mais de 30 receitas preparadas por alguns dos chefs mais prestigiados do mundo. O livro começa explicando por que as leguminosas são um alimento tão importante: elas são repletas de proteínas, fibras e micronutrientes, têm uma baixa pegada de carbono e geralmente são acessíveis e de baixo custo. Ele explica passo a passo como cozinhá-los, o que ter em mente e quais condimentos e instrumentos usar.

Por fim, o livro leva o leitor a uma viagem ao redor do mundo, mostrando como as leguminosas se encaixam na história e na cultura de uma região, visitando 10 chefs internacionalmente aclamados que vão ao mercado para comprar leguminosas. Cada chef prepara pratos fáceis e compartilha seus segredos mais bem guardados – aproveite e venha cozinhar com eles!

Cozinhando com Quinoa

Bolinhos de quinoa? Quinoa e pudim de maçã? Até mesmo uma bebida de quinoa? Quem diria que havia tantas coisas possíveis de fazer com este grão tão simples.

O International Cookbook for Quinoa (Livro de receitas internacionais de quinoa, na tradução livre para o português) combina muitas receitas, tradicionais e inovadoras, para oferecer mais de 60 pratos diferentes. Quinoa é a chave para fornecer nutrição para muitas famílias em todo o mundo – ela é cheia de proteínas e aminoácidos, ótima para pessoas que seguem uma dieta basicamente vegana ou vegetariana. Eles também são uma excelente fonte de ferro e antioxidantes. Quando cultivadas, as leguminosas também são versáteis – elas se desenvolvem em áreas diversas e podem suportar temperaturas muito altas e muito baixas.

A FAO é apaixonada por melhorar a segurança alimentar e nutricional de comunidades em todo o mundo. Os livros de receitas celebram a diversidade dos alimentos, chamam a atenção para seu valor nutricional e o significado cultural por trás deles. 

Entidades da ONU envolvidas nesta atividade
FAO
Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura