Notícias

Empresas e entidades lançam movimento de integridade do setor de engenharia e construção

05 março 2021

  • A Rede Brasil do Pacto Global da ONU e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, em parceria com empresas e entidades setoriais de engenharia e construção, uniram esforços em uma ação coletiva para a criação do Movimento pela Integridade do Setor de Engenharia e Construção (MISEC).
  • O principal objetivo da iniciativa é unir o setor para a consolidação de um ambiente de negócios ético e saudável, com integridade e livre de corrupção, criando estímulos à defesa da concorrência leal para gerar novas oportunidades de negócios em bases sustentáveis. Além disso, o que se espera também é fomentar nas empresas uma cultura de ética e integridade e garantir total transparência para a governança corporativa nos processos de contratação pública ou privada.
Foto: © Rede Brasil do Pacto Global/Instituto Ethos

A Rede Brasil do Pacto Global da ONU e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, em parceria com empresas e entidades setoriais de engenharia e construção, uniram esforços em uma ação coletiva para a criação do Movimento pela Integridade do Setor de Engenharia e Construção (MISEC).

O principal objetivo da iniciativa é unir o setor para a consolidação de um ambiente de negócios ético e saudável, com integridade e livre de corrupção, criando estímulos à defesa da concorrência leal para gerar novas oportunidades de negócios em bases sustentáveis. Além disso, o que se espera também é fomentar nas empresas uma cultura de ética e integridade e garantir total transparência para a governança corporativa nos processos de contratação pública ou privada.

“Mais de USD 1 trilhão são perdidos anualmente no mundo por causa da corrupção. Trabalhar a integridade nas cadeias de valor das grandes empresas é uma importante frente defendida pela agenda anticorrupção. Mais setores produtivos deveriam se engajar na luta pela integridade, e a Rede Brasil está aberta para acolher e incentivar pactos e movimentos por uma atuação mais justa e transparente por parte das empresas”, disse o diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira. 

Para atingir as metas propostas, o MISEC estabeleceu um conjunto de regras e compromissos voluntários, que podem ser aplicados igualmente a todas as signatárias, em complemento ao acervo legal e normativo vigente. A intenção é não somente o fomento da ética e da cultura de integridade, mas também buscar elevar o patamar de governança corporativa – transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa – em prol de condições mais transparentes e justas nos processos de contratação pública ou privada e em toda a cadeia de valor do setor de engenharia e construção.

Confira abaixo a transmissão do evento pelo UOL:

Empresas e entidades lançam movimento de integridade do setor de engenharia e construção

Entidades da ONU envolvidas nesta atividade

PNUD
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Objetivos que apoiamos através desta iniciativa