ONU, União Europeia e Rede Mulher Empreendedora lançam curso gratuito para mulheres digitalizarem seus negócios

  • O "Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios" – aliança entre ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e União Europeia – lança uma parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME) para oferecer um curso gratuito para mulheres da América Latina e Caribe para a digitalização de negócios.
  • O "Digitalize seu Negócio" tem como principal objetivo ajudar empreendedoras a estruturar operações online de seus empreendimentos – como forma de driblar os impactos causados pela pandemia da COVID-19.
  • As inscrições para o curso vão de 04 a 19 de abril e devem ser feitas por meio deste link. 

O "Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios" – aliança entre ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e União Europeia – lança uma parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME) para oferecer um curso gratuito para mulheres da América Latina e Caribe para a digitalização de negócios.

O curso "Digitalize seu Negócio" tem como principal objetivo ajudar empreendedoras a estruturar operações online de seus empreendimentos – como forma de driblar os impactos causados pela pandemia da COVID-19.

As inscrições para o "Digitalize seu Negócio" vão de 04 a 19 de abril e devem ser feitas por meio deste link. Podem participar mulheres fundadoras e líderes de pequenas e médias empresas dos seis países de atuação do Programa Ganha-Ganha (Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, Uruguai e Jamaica). Serão selecionadas 150 empresas para o curso – que tem início previsto para maio, com duração de dois meses.

“Mulheres e meninas têm sido especialmente prejudicadas pelas consequências econômicas e sociais da pandemia da COVID-19 (1). Os negócios liderados por mulheres têm sido também os mais impactos, uma vez que estão concentrados em atividades mais afetadas durante a crise – como alimentação, vestuário, turismo e serviços (2)”, disse a representante da ONU Mulheres no Brasil, Anastasia Divinskaya. “Oferecer ferramentas para que empreendedoras possam digitalizar seus negócios é uma ação importante para minimizar esses danos e garantir que mais mulheres possam manter a renda”.

Sobre o "Digitalize seu Negócio"

O programa "Digitalize seu Negócio" utilizará metodologia do RME Acelera, criado em 2018 pela Rede Mulher Empreendedora, com o objetivo de acelerar negócios de alto potencial de crescimento, fundados e liderados por mulheres.

Os conteúdos abordam digitalização de negócios, relacionamento com clientes virtuais, serviços bancários, formalização e ferramentas de gerenciamento de tela geral para negócios digitais, além de temas como liderança com perspectiva de gênero e autonomia financeira, storytelling e pitch.

Nessa programação especial desenvolvida para o Ganha-Ganha, haverá mentorias em português, espanhol e inglês – para que mulheres de todos os países atendidos pelo Ganha-Ganha possam participar.

Todas as empreendedoras que finalizarem o curso ganharão um certificado da RME e ONU Mulheres.

“Estamos felizes com a parceria com o Ganha-Ganha que vai nos permitir levar o "Digitalize Seu Negócio" para mulheres na América Latina e Caribe. Acreditamos que o foco em mulheres potencializa o impacto nas famílias e comunidades e apoiar a digitalização dos negócios é essencial para atravessarmos pela pandemia”, disse a fundadora da RME, Ana Fontes.

O Programa Ganha-Ganha e a RME vem desenvolvendo parcerias importantes para incentivar o empreendedorismo feminino e formar mulheres para ter mais autonomia financeira. Uma dessas ações aconteceu com o RME Conecta, que facilita a inclusão das mulheres em vendas B2B. O Programa-Ganha também apoia a pesquisa anual feita pelo Instituto RME (Empreendedoras e Seus Negócios) e o Fórum RME.

Sobre a RME

Primeira e maior rede de apoio a empreendedoras do Brasil, a RME existe desde 2010 e já impactou mais de 750 mil pessoas. O objetivo é fomentar o protagonismo feminino no empreendedorismo, auxiliar quem quer empreender e quem quer se inserir no mercado de trabalho.

Sobre o "Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero é Bom para os Negócios"

O apoio ao empreendedorismo é um dos focos de ação do Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios, aliança entre ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e União Europeia (EU), pelo empoderamento econômico das mulheres e pela equidade de gênero nos negócios.

Presente em seis países da América Latina e Caribe – Argentina, Chile, Costa Rica, Uruguai , Brasil e Jamaica, desde 2018, o Programa vem realizando uma série de iniciativas para ampliar e fortalecer as redes entre mulheres de negócios, por meio de missões comerciais e rodas de diálogo setoriais. Paralelamente, também há ações para capacitação de empreendedoras, assim como encontros com empresárias líderes de sucesso.

O Programa Ganha-Ganha também vem trabalhando junto ao setor privado e instituições de negócios para aumentar o engajamento em relação à igualdade entre homens e mulheres, contribuindo com conhecimento e acesso a ferramentas para que as empresas possam aprimorar suas práticas pela igualdade no próprio ambiente de trabalho, cadeia de valor e comunidades com as quais se relacionam. A Plataforma norteadora para esse trabalho são os Princípios e Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla em inglês para Women’s Empowerment Principles).

O empoderamento econômico das mulheres é uma das chaves para o desenvolvimento sustentável e para um mundo mais igualitário – e uma ação necessária para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, estabelecida em 2015 pela ONU para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

Serviço:

As inscrições para o "Digitalize seu Negócio" serão abertas no dia 04 de abril e poderão ser feitas até o dia 19 do mesmo mês. Para participar, basta ter um negócio formalizado com CNPJ, ter acesso à internet para poder acompanhar as atividades e ter disponibilidade para participar dos encontros.

Link de inscrição

Assessoria de Imprensa: RME – Silvana Regina Inácio E-mail: silvana@sicomunicacao.com.br / Celular: (011) 97688 – 3624

(1) UN Women: From Insight to Action, UN Women report. Available from: https://www.unwomen.org/-/media/headquarters/attachments/sections/libra…

(2) Segundo dados do Sebrae/GEM, no Brasil, 55,6% das empreendedoras iniciais (com empresas de até 3,5 anos de existência) se dedicam a atividades consideradas “femininas”, como varejo de vestuário, alimentação, beleza e cuidados domiciliares

Entidades da ONU envolvidas nesta atividade
OIT
Organização Internacional do Trabalho
ONU Mulheres
Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento da Mulher