Guterres pede a G20 força-tarefa de vacinas em "guerra contra o vírus"
21 maio 2021
- O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu na sexta-feira (21) às economias mais ricas do mundo que desempenhem um papel central no fim da pandemia de COVID-19, intensificando o apoio às vacinas para todas as pessoas, em todos os lugares, no que chamou de um "esforço de guerra".
- Tanto Guterres quanto o diretor-geral da OMS reafirmaram que a pandemia só terá fim se todos estiverem protegidos e que a vacinação desigual contribui para o surgimento de novas variantes.
- Até o momento, mais de 80% das vacinas foram para as nações ricas, com os países mais pobres recebendo apenas 0,3%.
Enfatizando que ninguém está seguro até que todos estejam seguros, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse à Cúpula de Saúde Global do G20, realizada em Roma na sexta-feira (21), que "é hora de uma ação decisiva".
Guterres repetiu seu apelo ao grupo das 20 maiores economias do mundo para estabelecer uma força-tarefa capaz de lidar com as empresas farmacêuticas e outras partes interessadas importantes para abordar a distribuição equitativa de vacinas por meio da iniciativa global COVAX.
‘Estamos em guerra' - O objetivo seria dobrar a capacidade de fabricação usando todas as opções, como licenças voluntárias, transferências de tecnologia, pool de patentes e “flexibilidade” na propriedade intelectual.
“Vamos ser claros, estamos em guerra com o vírus”, disse o secretário-geral. “E se estamos em guerra com o vírus, precisamos lidar com nossas armas com as regras de uma economia de guerra, e ainda não chegamos lá. E isso é verdade para vacinas, e é verdade para outros componentes na luta contra o vírus".
Prometendo o total apoio da ONU ao esforço, Guterres disse que a força-tarefa do G20 "deve ser convocada nos mais altos níveis pelas principais potências que detêm a maior parte do suprimento global e da capacidade de produção."
Apoio ao COVAX - A adesão incluiria países que podem produzir vacinas, a Organização Mundial da Saúde (OMS), instituições financeiras e os parceiros multissetoriais por trás do Acelerador-ACT, que a colaboração global para desenvolver e distribuir equitativamente os testes, tratamentos e vacinas COVID-19.
O mecanismo COVAX, seu braço de vacinas, deveria ter distribuído 180 milhões de doses em todo o mundo até agora, mas apenas 65 milhões foram distribuídas. Guterres atribui a diferença ao “nacionalismo da vacina”, além da capacidade de produção limitada e da falta de financiamento.
O secretário-geral pediu aos países do G20 que “liderem pelo exemplo”, contribuindo com sua cota total de financiamento. Segundo ele, “um investimento de bilhões pode acabar poupando trilhões e salvando vidas.”
Única saída - Guterres afirmou ainda que a vacinação rápida e completa, combinada com medidas contínuas de saúde pública, é a única maneira de acabar com a pandemia global e prevenir o surgimento de variantes mais perigosas da COVID-19.
Até o momento, mais de 80% das vacinas foram para as nações ricas, com os países mais pobres recebendo apenas 0,3%.
“O acesso extremamente desigual a vacinas, testes, remédios e suprimentos, incluindo oxigênio, deixou os países mais pobres à mercê do vírus”,
António Guterres, secretário-geral da ONU
“Picos recentes de COVID-19 na Índia, América do Sul e outras regiões deixaram as pessoas literalmente sem fôlego diante de nossos olhos”, afirmou o secretário-geral. O receio é que, com a aproximação do inverno no hemisfério sul, a situação piore ainda mais.
Guterres enfatizou que embora a ação global sobre vacinas possa acabar com esta pandemia, não ajudará a prevenir a próxima.
“A base da recuperação do COVID-19 e da prevenção e abordagem de futuras crises de saúde é a cobertura universal de saúde e sistemas robustos de atenção primária à saúde”, afirmou.
‘Mundo não pode esperar mais’ - Durante a cúpula, o diretor -geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que as pessoas continuarão a morrer se a disparidade global nas vacinas persistir.
“Sim, o rápido desenvolvimento das vacinas COVID-19 é um triunfo da ciência. Mas sua distribuição desigual é um fracasso para a humanidade ”,
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.
Segundo Tedros, o mundo só conseguirá acabar com a pandemia "se todos tiverem as ferramentas para impedi-la”.
Ele pediu aos países do G20 que financiem totalmente o Acelerador-ACT, compartilhem mais doses por meio da COVAX e renunciem à propriedade intelectual de vacinas, especialmente para a África.
“O G20 tem todos os meios para vacinar o mundo, e o mundo não pode esperar mais”, concluiu Tedros Adhanom o diretor-geral da OMS.
Cúpula de Saúde Global do G20 - O evento foi organizado pela Comissão Europeia e pela Itália, como presidente do G-20, e pretende que Estados-membros e convidados, chefes de organizações internacionais e órgãos globais de saúde compartilhem lições aprendidas com a pandemia. Outra meta é criar e endossar uma ‘Declaração de Roma’ de princípios.