Notícias

Oportunidades de negócios em tecnologia de biogás são apresentadas em webinar internacional

22 julho 2021


Foto: © Evento online foi organizado pela BiogasWorld em parceria com o Projeto GEF Biogás Brasil, que é liderado pelo MCTI, implementado pela UNIDO e executado pelo CIBiogás

Mais de trinta atores-chave do setor internacional de biogás e biometano, incluindo empresários, pesquisadores e gestores públicos, participaram recentemente de um webinar sobre oportunidades de negócios voltadas para o desenvolvimento de tecnologias de biogás no Brasil.

O webinar foi oferecido pela BiogasWorld, entidade internacional sediada no Canadá, em parceria com o Projeto GEF Biogás Brasil. O Projeto é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e executado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás).

O evento online contou com apresentações do diretor do Departamento de Tecnologias Aplicadas do MCTI, Eduardo Soriano, do representante adjunto da UNIDO para o Brasil e a Venezuela, Clovis Zapata, do presidente da BiogasWorld, Maxime Lemonde, da engenheira do CIBiogás, Bruna Smaniotto, e do coordenador de projetos de biogás da UNIDO em colaboração com o CIBiogás, Felipe Marques. O encontro foi moderado pela especialista em parcerias de tecnologia da UNIDO em associação ao CIBiogás, Renata Abreu. Felipe Marques e Renata Abreu são especialistas integrantes do Projeto GEF Biogás Brasil, que promove parcerias internacionais entre empresas brasileiras e estrangeiras por meio de seu Programa de Tropicalização.

“Queremos gerar e demonstrar novas oportunidades de negócios para fornecedores de equipamentos e serviços voltadas para a produção e utilização do biogás no Brasil”, explica o diretor Eduardo Soriano.

“Esperamos que nosso Programa de Tropicalização ajude empreendedores a estabelecer parcerias que desenvolvam modelos de negócios inovadores”, reforça Clovis Zapata. “Nossa equipe atua para facilitar investimentos de empresas internacionais no mercado brasileiro de biogás, que é um dos maiores mercados de biogás do mundo”.

Durante o webinar, Maxime Lemonde explica que, para implementar parcerias internacionais de sucesso, é necessário adaptar suas operações à realidade do mercado local no qual se pretende investir: “Você tem que investigar seu mercado-alvo e os atores existentes, ser visível, investir em inteligência de mercado, conectar-se com associações locais, pesquisar oportunidades e participar de eventos locais”.

Entre os projetos tecnológicos bem-sucedidos que foram apresentados durante o webinar, estava uma planta de biogás que gera energia renovável a partir dos resíduos orgânicos de um aterro sanitário no município de Caucaia, na zona metropolitana de Fortaleza, no Ceará. Foi o primeiro projeto do Brasil a injetar biogás na rede de gás natural canalizado.

Outro exemplo de sucesso apresentado foi uma fábrica de biogás em Guariba, no interior de São Paulo, que foi lançada ano passado para se tornar a primeira do mundo a utilizar torta de filtro e da vinhaça para produção de energia elétrica via biogás em escala comercial. Os dois casos demonstram como o biogás pode catalisar novas oportunidades de negócios em equipamentos e serviços, bem como se tornar um diferencial competitivo em termos de gestão de resíduos e sustentabilidade ambiental.

O Programa de Tropicalização do projeto GEF Biogás Brasil, também apresentando durante o evento online, tem o propósito de promover a cooperação entre empresas brasileiras e estrangeiras para identificar oportunidades que atendam às demandas do mercado local. O objetivo do Programa é promover novas oportunidades de negócios com o engajamento de atores-chaves nacionais e internacionais na cadeia de valor do biogás no Brasil. O Programa adapta à realidade brasileira soluções tecnológicas e modelos de negócios bem-sucedidos a nível internacional para solucionar os principais desafios apresentados pelo mercado nacional.

O Programa já anunciou neste mês a seleção de duas propostas de empresas participantes em seu primeiro ciclo de aprovações. As ganhadoras serão beneficiadas com assistência especializada do projeto GEF Biogás Brasil para a geração de resultados concretos que promovam transferência de conhecimento tecnológico e novas parcerias industriais.

Saiba mais sobre o Programa de Tropicalização do Projeto GEF Biogás Brasil.

Oportunidades de negócios em tecnologia de biogás são apresentadas em webinar internacional

Entidades da ONU envolvidas nesta atividade

UNIDO
Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial

Objetivos que apoiamos através desta iniciativa