Proteção de refugiados no contexto da pandemia é tema de seminário
23 setembro 2021
- O XII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello é organizado pelas universidades UFES, UFSM, UFRGS e UFU, com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
- O evento será transmitido pelo Youtube do ACNUR, nos dias 28 e 29 de setembro, com a participação de pesquisadores e pessoas refugiadas.
- No primeiro dia do seminário, serão apresentados os dados do Relatório Anual da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, contemplando os avanços acadêmicos nos campos do ensino e pesquisa e dos serviços de extensão das 30 universidades membras da Cátedra.
O XII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello do ACNUR (CSVM) discute, na próxima semana, o tema “Proteção de Refugiados no Contexto da Pandemia”. Organizado pelas universidades UFES, UFSM, UFRGS e UFU, o seminário contará com pesquisadores brasileiros e refugiados nos dias 28 e 29 de setembro, contando com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
O seminário acadêmico será transmitido virtualmente pelo canal do Youtube do ACNUR Brasil e as inscrições para o fornecimento de certificados devem ser feitas via preenchimento de formulário online. A conferência de abertura acontecerá no dia 28, às 18h30, sendo composta pelo representante do ACNUR no Brasil, José Egas, ao lado do Padre Paolo Parise, cuja atuação na proteção das pessoas refugiadas é reconhecida no Brasil e no exterior. Após a mesa de abertura serão apresentados os dados do Relatório Anual da CSVM, contemplando os avanços acadêmicos nos campos do ensino e pesquisa e dos serviços de extensão das 30 universidades membras da Cátedra.
“Em seu 12º ano, o Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello do ACNUR segue contribuindo para refletir e propor encaminhamentos sobre os temas vivenciados pelas pessoas refugiadas no Brasil, dialogando com as diferentes realidades locais e contemplando a perspectiva dos refugiados nas respostas às demandas existentes. O ACNUR parabeniza as universidades realizadoras e integrantes da CSVM, os pesquisadores e todas as pessoas participantes para ampliar os debates em torno da temática do deslocamento forçado”, afirma o representante do ACNUR Brasil.
Sobre a Cátedra Sérgio Vieira de Mello do ACNUR - A relação institucional entre o ACNUR com as Instituições de Ensino Superior no Brasil iniciou-se em 2003, por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM). Trata-se de um acordo de cooperação em que o ACNUR estabelece um Termo de Referência com as universidades, estabelecendo responsabilidades e critérios para adesão à iniciativa dentro das três linhas de ação: ensino, pesquisa e extensão.
Atualmente, 30 universidades públicas e privadas localizadas em 13 Unidades da Federação integram a CSVM. Além de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao Direito Internacional dos Refugiados, a Cátedra também visa promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes na temática. O trabalho direto com os refugiados em projetos de extensão também é definido como uma grande prioridade, assim como processo de ingresso e reingresso nas universidades por meio de editais específicos.
Serviço
- XII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello do ACNUR (CSVM)
- Data e horário: Dias 28 (Mesas às 14h00 e às 16h00; Conferência de Abertura às 18h30) e 29 (Mesas às 8h00 e 10h00)
- Inscrição (para certificação) via formulário online.
- Transmissão pelo Youtube do ACNUR Brasil.
Para mais informações e agenda completa, clique aqui.