Notícias

UNICEF treinará 70 jovens do Rio de Janeiro para comunicação comunitária

05 agosto 2022

Numa parceria do Fundos das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com a ONG BemTV, 70 adolescentes e jovens vão atuar em suas comunidades no fortalecimento da rede de proteção contra violências e na promoção da vacinação.

A formação online é voltada para jovens de 16 a 24 anos, moradores da Pavuna e da Maré. Durante quatro meses os jovens discutirão temas como a prevenção de violências (de gênero e racial), a garantia de direitos, o acesso às informações sobre saúde, primeira infância e combate à desinformação.

Um dos destaques do projeto é fortalecer adolescentes e jovens no enfrentamento da desinformação em relação a temas que afetam sua vida.
Legenda: Um dos destaques do projeto é fortalecer adolescentes e jovens no enfrentamento da desinformação em relação a temas que afetam sua vida.
Foto: © Reprodução/UNICEF

Um grupo de 70 adolescentes e jovens, moradores da Pavuna e da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, inicia uma nova edição do projeto Rede Jovens Comunicadores, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a BemTV, com apoio da Pluriverso.

Ao longo dos próximos meses, os participantes terão encontros formativos online sobre comunicação comunitária, enfrentamento da desinformação, bem como acesso a direitos, promoção à saúde e fortalecimento de rede de proteção contra violências. O projeto se soma às atividades da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF, lançada na Pavuna no início do ano e realizada também em outras sete capitais do País.

Fomentando o papel da comunicação na ampliação de direitos em seus territórios, a Rede de Jovens Comunicadores ocorre por meio do fortalecimento das redes sociais dos jovens, que disseminam conteúdos com pessoas do círculo de contato deles. Escolhidas no ambiente da escola, da vizinhança ou entre familiares, essas pessoas são convidadas a acompanhar como “aliadas” a experiência de comunicação da turma. No total, sete mil pessoas devem ser alcançadas pelo projeto, tendo acesso a informações que ajudarão em novas percepções, atitudes e comportamentos em relação aos temas.

A formação no Rio de Janeiro é voltada para jovens de 16 a 24 anos, moradores da Pavuna e da Maré. Toda a formação é feita de forma online, por meio das plataformas digitais Pluriverso e Webex. Ao longo dos quatro meses de formação, os jovens discutirão temas como a prevenção de violências (de gênero e racial), a garantia de direitos, o acesso às informações sobre saúde, primeira infância e combate à desinformação.

Enfrentamento da desinformação – Um dos destaques do projeto é fortalecer adolescentes e jovens no enfrentamento da desinformação em relação a temas que afetam sua vida. Nesse sentido, o projeto também busca capilarizar o acesso à informação das comunidades, formando jovens comunicadores para identificação de notícias falsas, checagem e compartilhamento de informações. Com esse objetivo, foi produzido material inédito para apoiar os jovens, que pode ser acessado pelo link https://bemtv.org.br/desinformacao/ e também no site do UNICEF.

BemTV - A BemTv é uma organização não governamental sem fins lucrativos que, desde 1992, trabalha com mídia e educação com adolescentes e jovens nos territórios populares de Niterói e São Gonçalo, com objetivo de construir, junto com as juventudes, uma sociedade mais igualitária.

UNICEF treinará 70 jovens do Rio de Janeiro para comunicação comunitária

Entidades da ONU envolvidas nesta atividade

UNICEF
Fundo das Nações Unidas para a Infância

Objetivos que apoiamos através desta iniciativa