O Escritório da Coordenadora Residente

O UNCT é presidido pela Coordenadora Residente e tem, entre suas principais funções, a missão de definir estratégias, coordenar o trabalho da Equipe e compartilhar informações entre todos seus participantes. A elaboração de iniciativas conjuntas entre os diversos escritórios, avaliar o trabalho da ONU no País e coordenar a ação dos diversos grupos interagenciais, fazem também parte de sua missão.

Seu principal objetivo é maximizar, de maneira coordenada, o trabalho da ONU, para que o Sistema possa proporcionar uma resposta coletiva, coerente e integrada às prioridades e necessidades nacionais, no marco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e dos demais compromissos internacionais.

A Coordenadora Residente no Brasil

Silvia Rucks (Uruguai) é Coordenadora Residente no Brasil desde 1o de maio de 2021. Entre Agosto de 2016 e abril de 2021, era Coordenadora Residente no Chile onde também serviu como Representante do PNUD na primeira metade do mandato. Anteriormente, foi representante do PNUD no México, Coordenadora Residente na Nicarágua, Diretora de País do PNUD na Colômbia e Vice-Representante no Peru e na Argentina.

Silvia Rucks tem mais de 30 anos de experiência em várias agências da ONU na Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Peru, Uruguai e na sede da ONU em Nova Iorque. Sua atuação é focada na governança democrática, meio ambiente, inclusão e igualdade, direitos humanos, gerenciamento de risco e resposta a desastres, prevenção e resolução de conflitos e igualdade de gênero. Ela tem vasta experiência na coordenação de esforços interagenciais da ONU para assessorar governos e instituições de estado no desenho de políticas públicas e reformas, incluindo na recuperação econômica, desigualdade, migração, erradicação da pobreza e direitos de povos indígenas. Ela assumiu posições de liderança no apoio ao planejamento nacional para a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo negociações para Estruturas de Cooperação da ONU.

Durante seu mandato no Chile, liderou a resposta da equipe de país da ONU (UNCT, na sigla em inglês) durante um período de desafios políticos, socioeconômicos e de segurança sem precedentes trazidos, primeiro, pela onda de protestos que desencadearam um processo de reforma constitucional em 2019, e depois pela pandemia de COVID-19 em 2020.

Na área de paz e segurança, como parte do apoio da ONU para o processo de paz na Colômbia, Silvia Rucks teve papel de destaque no UNCT, apoiando a Comissão de Paz no Congresso e facilitando o diálogo entre governo e organizações sociais.

É graduada em engenharia da Ciência da Computação e Tecnologia da Informação pela Universidad del Valle, da Guatemala, tem mestrado em Administração e Gerenciamento de Negócios pela Universidad Centroamericana José Simeón Cañas, de El Salvador, e pós graduação em Gerenciamento pela University of New York. É fluente em inglês, italiano, português e espanhol.

Silvia Rucks

Silvia Rucks

Coordenadora Residente